facebook twitter instagram
Tecnologia do Blogger.
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Quem sou
  • Filmes e Séries
  • Resenhas
  • Contato

Caderno de uma Psiciana

Ariano SuassunaEditora AgirMaraNacionalResenha

Resenha: Auto da Compadecida

by Mara Santos - agosto 24, 2019

Oi, Leitores!!!

Essa foi a leitura de julho do Clube Literando e foi uma experiência deliciosa. Já assisti ao filme milhares de vezes e em cada uma delas é como se fosse a primeira vez e pela primeira vez li o livro  foi único, achei que não fosse curtir, já que ele é um roteiro de teatro, mas foi bom demais ver o que o autor queria alcançar com a história.
Ariano Suassuna escreveu esse livro em 1955 e se passa aqui no meu amado Nordeste e mostra muito da essência deste povo. Além disto, podemos vivenciar o quão poética é a obra e todas as criticas sociais feitas pelo autor.

João Grilo e Chicó, os personagens principais, representam muito bem a realidade do nosso sertão, mostrando como é a vida dos menos abastados, já que seus patrões conseguem tratar uma cadela melhor do que eles. 

A diversão da história começa justamente quando a cadela morre e a patroa deles quer que o padre abençoe a alma da cadela antes do seu enterro. João Grilo e Chicó são uma dupla e tanto, com jeitinho, improviso e uma bela mentira, eles convencem o padre a dar sua benção.

O bispo descobre a história e já está pronto para punir os envolvidos, até saber dos 10 contos de réis do testamento da cadela. E no meio de toda a "negociação" o cangaceiro Severino invade a igreja, ameaça a vida de todos e consegue matar alguns deles.

As suas almas irão para o juízo final e aqui, para mim, é o que temos de mais bela nesta obra. Suassuna com toda sua inteligência e simplicidade, mostra a realidade da miséria humana, a luta pelo poder, preconceito, mesquinharia, racismo e julgamentos. 

Confesso que durante toda a leitura escutava a voz de Selton Melo e Matheus Nachtergaele  e isso foi uma dose a mais para tornar esta uma experiência feliz! Espero ler outras obras do autor e continuar me encantando com seu trabalho.
O "Auto da Compadecida" consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".

Lido em: Julho de 2019
Título:  Auto da Compadecida
Autora: Ariano Suassuna
Editora: Agir
Gênero: Ficção/Nacional
Ano: 2014
Páginas: 254
Adicione no Skoob | Compre: Amazon


Postagem mais recente Postagem mais antiga

Posts Relacionados

5 comentários

  1. Mari27 de agosto de 2019 16:50

    Eu acabei lendo esse livro na escola, achei sensacional, e olha que eu já amava o filme. Mas é uma leitura muito impressionante e mexe com a cultura brasileira.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  2. De repente, no último livro27 de agosto de 2019 22:12

    Oiieee

    Eu só assisti ao filme e adoro demais, um dos melhores do cinema nacional de atualmente. O livro imagino que seja ainda melhor, um classico cheio de cores que resgata um pocuo desse maravilhoso Brasil do sertão.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  3. Aline Coelho31 de agosto de 2019 23:57

    Tive o prazer de conhecer esse senhor escritor de personalidade forte pessoalmente antes dele falecer e guardo esse momento com carinho .
    Também vi o filme é gostei muito ainda não li os livros dele, apesar de desejar, eles estão sempre muito caros, enfim quem sabe leia em e-books como você.
    Obrigada por me empolgar com suas palavras e parabém pela leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  4. Dayhara Martins1 de setembro de 2019 20:48

    Olá Mara, tudo bem? Eu acho essa obra do ariano uma das grandes preciosidades da nossa literatura, a riqueza dos detalhes, do jeito que ele escrevia... Tudo é tão perfeito. Amo que a Nova Fronteira venha dando importância e lançando novas edições da obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  5. Marijleite2 de setembro de 2019 16:01

    Oi, já perdi as contas de quantas vezes vi o filme de Auto da Compadecida, quero muito fazer essa leitura, gostei de conferir sua opinião e acho que eu também leria imaginando a voz dos autores.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Newer Posts
Older Posts

Olá, Pessoas!

  • Soteropolitana, Pisciana, Contadora, Estudante de Psicologia, Meio Nerd e Devoradora de Livros.



    Onde me encontrar

    Parceiros

    Leitura Coletiva

    #LCBaianas
    Leia mais

    Postagens mais visitadas

    • Filme: #AnneFrank - Parallel Stories
    • Resenha: O desejo secreto do coração #5
    • Resenha: Poderosas

    Colunas

    #KindleUnlimited #LCBaianas Dicas Novidades Literárias Representatividade Aqui e Acolá Top 5

    Últimos Posts

    Seguidores

    Inscreva-se

    Created with by beautytemplates