facebook twitter instagram
Tecnologia do Blogger.
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Quem sou
  • Filmes e Séries
  • Resenhas
  • Contato

Caderno de uma Psiciana

Filme & SérieMaraNetflix

Filme: A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

by Mara Santos - setembro 10, 2018

Oi, Leitores!!!

Desde o dia que a Netflix divulgou o trailer deste filme, fiquei enlouquecida para assistir e quando fui recebendo mensagens de amigos dizendo "Assista, achei tão a sua cara", percebi que não poderia deixar de lado. E vou dizer a vocês, eu simplesmente amei!!!
Logo de início, entenderemos o porque de um título de filme tão pitoresco, como dizemos aqui na Bahia. Um grupo de amigos é flagrado por soldados, durante a Segunda Guerra Mundial, e para se livrarem de qualquer punição eles falam que estavam na reunião do clube de leitura. Inventam esse nome com as primeiras palavras que surgem e a partir daí, eles realmente começaram realmente a se reunir, após o primeiro encontro com a presença de um soldado, promovendo a leitura conjunta e debates sobre as obras. 

E teremos uma história aconchegante e com muita emoção, com esse período horripilante de fundo. Vamos presenciar uma linda lição: mesmo no meio do caos, podemos preservar momentos de alegria, criar laços de amizade e lealdade.

Logo depois, somos direcionados para o pós Guerra e vamos conhecer Juliet, uma escritora que finalmente começa a receber o reconhecimento do seu trabalho e agora precisa fazer uma matéria para o New York Times falando sobre o poder da leitura na vida das pessoas, mas ela não está tão inspirada assim. Até que ela recebe a carta de um dos integrantes da Sociedade Literária, Dawsey, falando sobre um livro que foi dela e que foi comprado de segunda mão, contando sobre a leitura deste livro e o clube de leitura. Além disso, ele pede um livro para ser lido no clube e Juliet o envia com a condição dele responder algumas perguntas.

E aqui começa, para mim a melhor parte do filme, eles começam a trocar correspondências e é encantador, pois Dawsey falará dos seus amigos, de como é viver na ilha onde moram. E a coisa toda é tão envolvente, que mesmo com a negativa do seu editor, Juliet decidi ir até Guernsey para conhecer essas pessoas. Antes dela embarcar, seu atual namorado Mark, a pede em casamento e eu achei aquilo meio tosco e previ que, mesmo ela tendo dito sim, essa viagem poderia mudar tudo isso.

Em Guernsey, ela será muto bem recebida pelos integrantes do clube, irá provar a deliciosa #sqn torta de casca de batata e lá ela sentirá falta de Elizabeth, a idealizadora do clube que não está na ilha... E com uma conversa aqui e ali, Juliet decidi entender o que aconteceu a Elizabeth e como as coisas se desenrolaram na ilha durante a guerra.

E a beleza do filme está justamente aqui, nas descobertas que Juliet fará, nas lições que ela aprenderá com os integrantes desse clube e as descobertas sobre si mesma.

O filme para mim é poético, seja pelo seu enredo, seja pelas maravilhosas paisagens que ele nos mostra. Apesar de ser um romance, ele na minha opinião foi um pequeno detalhe da história... Para mim, é muito mais uma história de sobrevivência, de luta para manter as coisas boas da vida, uma história de amizade e lealdade.

Terminei de ver o filme com um sorriso no rosto e com o desejo de revê-lo qualquer hora dessas. Um filme inspirador, que todo amante de leitura irá se identificar, as reuniões do clube são inspiradoras e me fizeram ter a certeza da mágica que os livros são capazes de fazer em nossas vidas.

Para quem não sabe, o filme foi inspirado no livro de mesmo nome, que foi lançado no Brasil em 2009 pela Editora Rocco, então se você quiser, clica aqui e compra ele.

Um história que me envolveu do início ao fim, quem sabe não leio o livro também!

Confira abaixo o trailer, caso ainda não tenha assistido e queira saber mais sobre a história.








Data de lançamento: 10 de agosto de 2018 na Netflix (2h 04min)
Direção: Mike Newell
Elenco: Lily James, Michiel Huisman, Matthew Goode
Gêneros: Drama, Histórico

Sinopse: Juliet Ashton (Lily James) é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que ela recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra. Lá ela constrói profundos relacionamentos com os moradores da ilha e decide escrever um livro sobre as experiências deles na guerra.


Postagem mais recente Postagem mais antiga

Posts Relacionados

11 comentários

  1. Aline M. Oliveira10 de setembro de 2018 12:33

    Oi Mara! Ah, que linda resenha! Eu também vi muita gente me falando sobre como esse filme era muito a minha cara, e nem conhecia sobre ele! Aí fui procurar e caí de amores! Ainda não vi! A ambientação pós guerra me chama muito a atenção, pois gosto de histórias retratadas nesse período. O modo como é abordada a leitura, como ela unifica as pessoas e faz bem, mesmo o mundo estando um caos. E o romance que deixa tudo mais doce.. Obrigada por compartilhar, vou dar um jeito de assistir logo!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  2. Suellen Souza10 de setembro de 2018 14:43

    Oi Mara, Tudo bem?
    Adorei seu post. Acabei de publicar uma resenha também sobre o filme, esse filme é um amorzinho, que trás um tema para leitores não colocar defeito, pois as indicações de títulos são incríveis, e embora realmente não tenha tido tanto romance, foi apaixonante.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  3. Kênia Cândido11 de setembro de 2018 07:59

    Oi Mara.

    Amei sua opinião sobre o filme. Eu já estou curiosa antes de ler sua resenha e a maneira que você apresentou a história, tenho certeza que vou amar. Parabéns e vou tentar assisti-lo o mais rápido possível.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  4. cris11 de setembro de 2018 11:31

    Oi Mara tudo bem? Estava lendo sua resenha e me identificando com o filme, acho que foi para nós leitores mesmo kkk, em meio ao terror vamos dizer assim, tem sempre um aprendizado, achei apaixonante a história de fazer um clube do livro, de imediato não era esse o propósito, mas depois serviu para espantar os horrores da guerra. Parabéns pela resenha, dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  5. Bru Costabeber11 de setembro de 2018 16:16

    Oi Mara,
    Estou muito feliz com as adaptações que a Netflix têm feito não apenas por serem boas, mas por fazer pessoas que não leem ficarem interessadas em ler. Eu não li o livro que originou a adaptação e não assisti ao filme ainda, mas acho muito legal o fato de acompanharmos as descobertas da Juliet.
    É uma dica que parece ser muito boa e que vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  6. Dayhara Martins12 de setembro de 2018 00:09

    Eu não sabia que era a adaptação de um livro, que lindeza! A Rocco sempre manda bem demais nessas edições. Eu vi esse lançamento mas nem procurei saber sobre o que era, só o fato de ter correspondencias é um fator positivo pra mim, sem contar que a fotografia é linda demais. Já anotei a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  7. Bianca Ribeiro12 de setembro de 2018 19:30

    Eu assisti esse filme logo que lançou lançou e achei ele um amorzinho! Achei super fofo, acho que toda blogueira literária deveria assistir ele! Esse filme rendeu tantas conversas e memes entre meu grupo de amigas kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  8. Kelly Alves15 de setembro de 2018 14:03

    Oi Mara,
    Que lindo, já quero assistir, não sabia do filme, mas se tivesse só visto esse nome não sei se teria assistido hahahahah, adorei a dica e vou tentar assistir esse final de semana.

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  9. Divulga Autores15 de setembro de 2018 17:52

    Vi o filme semana passada e adorei. Me vi emocionado em algumas partes do filme. É a cena do final do encontro deles no cais é muito bonita. Gostei muito da sua resenha e se não tivesse visto o filme, correria para vê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  10. Mari15 de setembro de 2018 21:58

    Quero muito assistir esse filme. Amei o título e acho o assunto muito interessante. Deve ser muito gostoso de assistir mesmo.
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  11. Faces da Leitura25 de setembro de 2018 19:03

    O seu relato me encantou e creio que o livro também me encantará, afinal um filme que fala sobre o poder da leitura na vida das pessoas realmente sequestra minha atenção, sem falar na experiência de Juliet desde as novas descobertas, as aprendizagens e sua autodescoberta.
    Vou me programar para assistir.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Newer Posts
Older Posts

Olá, Pessoas!

  • Soteropolitana, Pisciana, Contadora, Estudante de Psicologia, Meio Nerd e Devoradora de Livros.



    Onde me encontrar

    Parceiros

    Leitura Coletiva

    #LCBaianas
    Leia mais

    Postagens mais visitadas

    • Filme: #AnneFrank - Parallel Stories
    • Resenha: O desejo secreto do coração #5
    • Resenha: Poderosas

    Colunas

    #KindleUnlimited #LCBaianas Dicas Novidades Literárias Representatividade Aqui e Acolá Top 5

    Últimos Posts

    Seguidores

    Inscreva-se

    Created with by beautytemplates